O que fazer para economizar água Já há alguns anos a água não é vista mais como um recurso ilimitado. Hoje sabemos que, apesar da abundância, o uso racional é fundamental para que toda a população mundial tenha acesso à água potável. No Brasil, desde 1997, o governo estuda o regulamento de um projeto de lei, já aprovado no Legislativo, que prevê uma cobrança sobre cada litro de água que os consumidores excedam sobre uma determinada quantidade de metros cúbicos mensal.
Segundo o estudo "Águas no Brasil: a visão dos brasileiros", realizado pelo WWF - Fundo Mundial para a Natureza - 74% das 1.000 pessoas interrogadas aceitariam pagar mais pela água. O coordenador do Programa "Água para a Vida" do WWF-Brasil, Sergio Ribeiro, assegurou que os cidadãos brasileiros condicionariam esses pagamentos à "garantia de que o governo os utilizaria para proteger os recursos hídricos".
A verdade é que, cobrada ou não, a água precisa ser economizada. Veja abaixo o que cada um de nós pode fazer para preservar esse bem único da natureza:
# Reaproveite sempre que possível. Use, por exemplo, a água que sai da lavadora de roupas para lavar seu quintal;
# Quando lavar louça ou escovar os dentes não deixe a torneira ligada o tempo inteiro;
# Quando lavar o carro, procure usar água reaproveitada (da lavadora de roupas, por exemplo). Use baldes e não fique com a mangueira ligada o tempo inteiro;
# Tome banhos menos demorados;
# Se tiver condições, crie maneiras de captar a água da chuva. O sistema pode ser caro para as construções antigas, mas uma boa solução para as novas.