Mitos e Verdades
--------------------------------------------------------------------------------
por Tatiana Golin atualizado em 20/08/2001
O que é pior: açúcar ou gordura?
A gordura, no caso do indivíduo desejar reduzir calorias ingeridas, pois possui maior valor calórico do que o açúcar. Em um grama de gordura encontramos 9 calorias , enquanto um grama de açúcar possui 4 calorias. De qualquer forma controle a ingestão tanto de açúcar quanto de gorduras.
Refrigerantes diet engordam?
Não. A maioria dos refrigerantes diet possuem em média menos de 1 caloria em cada copo.
Posso substituir o açúcar pelo mel, esta troca engorda menos?
Não. Apesar do mel conter mais nutrientes do que o açúcar, ele é muito calórico. Uma colher (chá) de mel contém 94 calarias e a mesma quantidade de açúcar, 114 calorias.
Qual a diferença do arroz branco e o arroz integral?
O arroz integral contém mais fibras e vitaminas do complexo B, sendo mais saudável. Quanto às calorias, elas se equivalem.
Por que devemos comer salada no início da refeição?
Porque, além de nutritivas, são ricas em fibras as quais dão uma sensação de "estômago cheio", fazendo você comer menos depois.
Os suplementos de vitaminas engordam?
Não. As vitaminas não possuem calorias, não engordam.
As margarinas vegetais contém colesterol?
Não. Elas não contém colesterol, pois encontramos colesterol somente nos produtos de origem animal, como carnes, leite, ovo, frutos do mar. Mas a margarina também é gordura, e em excesso pode se transformar no organismo em colesterol.
As frutas engordam?
Depende da quantidade ingerida. Algumas frutas são muito calóricas, tais como, manga, abacate, banana, caqui. Controle a quantidade ingerida.
É possível comer pouco e não conseguir emagrecer?
Sim. O emagrecimento depende também de características individuais, tais como, metabolismo, prática de exercícios, idade, entre outros. E algumas doenças, como diabetes e hipotireoidismo, podem levar ao aumento de peso.
Qual é a diferença entre produtos diet e light?
No alimento diet substitui-se um ingrediente – quase sempre o açúcar – por outro. Mas nem sempre esses produtos engordam menos, pois eles podem conter mais gorduras que um produto normal. Já os alimentos light são reduzidos em componentes que podem ser gordura, sódio, calorias tornando-os mais leves.
O Que é Alimentação Saudável?
--------------------------------------------------------------------------------
por Tatiana Golin atualizado em 20/08/2001
É fundamental a escolha certa dos alimentos, pois assim prevenimos o aparecimento de várias doenças : " faça do alimento o seu medicamento".
Os maiores problemas de saúde relacionados à alimentação provêm da ingestão elevada de gorduras saturadas (gordura animal) carboidratos refinados (açúcares, massas brancas, pão branco) , excesso de calorias e sal, e reduzido consumo de fibras.
Devemos comer grande variedade de alimentos de cada um dos grupos principais , ou seja, carnes, leites, cereais, frutas e verduras.
Ao aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como pão integral, massa integral, frutas frescas, arroz integral você ficará satisfeito sem acrescentar muitas calorias à sua dieta. As fibras também auxiliam o bom funcionamento dos intestinos .
Ingerir uma quantidade reduzida de gorduras, diminui o risco de doenças coronarianas. Sempre que possível devemos utilizar as gorduras não-saturadas. A gordura saturada é encontrada na carne vermelha, queijos, leite integral, manteiga. Esta gordura aumenta o colesterol e pode elevar os depósitos de gorduras. Já as gorduras não-saturadas encontradas nos óleos vegetais, óleo de oliva, abacate e alguns peixes são mais saudáveis ao coração.
Na hora de realizar suas compras opte por alimentos mais frescos, pelo seu maior valor nutritivo. Compre leite e derivados com pouca gordura, tais como leite e iogurte desnatado, queijos magros , requeijão light. Dê preferência às carnes brancas, como peixes e frango.
Corpo queima melhor alguns tipos de gordura após exercício Sexta, 29 de novembro de 2002, 13h57
A prática de exercício pode ajudar a queimar a gordura consumida e a manter a forma física mesmo horas após sair da academia, sugere um pequeno estudo.
Isso, porém, não ocorre com todos os tipos de gordura, constataram os pesquisadores. Os exercícios ajudaram a consumir as gorduras monoinsaturadas ingeridas numa refeição posterior ao treinamento, mas não produziram efeito sobre a gordura saturada. A gordura monoinsaturada é encontrada em alimentos vegetais, como o azeite de oliva, enquanto as gorduras saturadas provêm principalmente de alimentos de origem animal.
O trabalho "demonstra novamente que todas as gorduras não são criadas da mesma forma, que há diferenças no metabolismo, e, de acordo com outros estudos, também nos efeitos para saúde", explicou Dale Schoeller, do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade de Wisconsin, em Madison, à Reuters Health. As conclusões da pesquisa foram publicadas na edição mais recente da revista Medicine & Science in Sports & Exercise