As Escolhas da Noiva
por Marianne Zelmanowicz
atualizado em 23/08/2002
A celebração do casamento - ritual dos mais antigos -, pode ocorrer de diversas maneiras, conforme os costumes e as tradições de cada região ou país. Mas, ainda hoje, a maioria dos casais não dispensa a cerimônia religiosa. A diferença é que agora existem inúmeros serviços especializados para facilitar os preparativos e incrementar a festa. A noiva contemporânea pode ser muito mais ousada e criativa.
O objetivo deste capitulo é o de dar algumas dicas. Pense na sua escolha conforme o horário, o local do casamento e a festa e , principalmente, não deixe nada para a última hora. Afinal, tudo o que for feito com uma certa antecedência tem muito mais chance de sair exatamente como imaginado.
Vestido
Sem dúvida, o item mais importante, que vai fazer a noiva realmente parecer uma noiva no dia do seu casamento é o seu vestido. Existem milhares de modelos e estilos que você poderá escolher em revistas especializadas, lojas, feiras ou quem sabe pedir a um estilista que desenhe um especialmente para você.
Na hora de escolher o vestido, leve em consideração o seu tipo físico, o horário da cerimônia, o estilo da cerimônia, a estação do ano. Um vestido simples é sempre mais elegante. Evite exagerar principalmente nos enfeites. Babados, pedrarias e bordados demais poderão acabar escondendo a sua beleza.
Se você pretende usar um vestido feito com um tecido mais nobre, tal como seda, cetim, renda, veludo ou musseline, o modelo deverá ser mais clean, para realçar a beleza do tecido. Se for um tecido mais simples, você poderá usar um modelo mais trabalhado.
Pode parecer bobagem, mas, o tamanho da igreja escolhida também influência na escolha do vestido. Uma capelinha no campo não comporta um imenso vestido com 5 metros de véu, assim como uma catedral não combina com um vestido simplesinho.
Luvas
Usar ou não luvas fica a seu critério. O tamanho varia de acordo com o modelo do vestido e o horário da cerimônia. Mas, atenção, vestidos de manga comprida não combinam com luvas, nem mesmo as curtas!
Jóias
Se optar por usar bijuteria, escolha um colarzinho de pérolas.
Os brincos devem ser discretos e estar combinando com o vestido. Se ele for muito bordado no corpo, não é necessário o uso de colar.
Para casamentos realizados à noite, dependendo do vestido escolhido, você poderá usar um colar com mais brilho. Você poderá também usar uma jóia de família, se esta tiver algum significado especial para você. Observe apenas se a jóia escolhida combina com o seu traje.
Véu
O véu pode ser de renda ou de tule, curtinho ou bem comprido, de acordo com o seu gosto e o horário da cerimônia, com tiara ou grinaldas à sua escolha. No entanto, a cabeça deve acompanhar os tons do vestido, combinar com o desenho do seu rosto e com o tipo de cabelo.
Sapatos e Meias
Os sapatos devem ser forrados, combinando com o vestido.
Use meias transparentes e tenha sempre um par reserva, idêntico, para o caso de imprevistos.
Buquê
Nas mãos leve apenas o buquê, que deverá estar combinando com o modelo do vestido. O buquê deverá ser, de preferência, de flores naturais, podendo ser:
* redondo e pequeno
* redondo e cheio
* em forma de cascata
* em forma de braçada